Diretrizes para Submissão de trabalhos
O XIX Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional será realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis/RJ, nos dias 19 a 22 de janeiro de 2026.
O cronograma para submissões será o seguinte:
- Abertura das submissões: 18 de agosto de 2025
- Prazo para envio de artigo completo ou resumo: 18 de outubro de 2025
- Divulgação do resultado preliminar: 24 de novembro de 2025
Categorias para submissão de trabalhos:
- Resumo (apresentação em pôster): destinado a estudantes de graduação e pós-graduação que apresentem resultados parciais, descritos de forma concisa em um resumo curto.
- Artigo completo (apresentação oral): destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que apresentem resultados finais de sua pesquisa ou resultados parciais com fundamentação e conteúdo suficientes para submissão como trabalho completo.
Sobre o resumo
O(s) autor(es) deve(m) considerar que os resumos devem ser elaborados em LaTeX, utilizando o template fornecido pelo comitê organizador (disponível aqui). O tamanho máximo é de 500 palavras ou até 2 páginas, podendo incluir figuras, tabelas e referências. A descrição de figuras, tabelas e equações não é contabilizada no limite de 500 palavras.
Sobre o artigo completo
O(s) autor(es) deve(m) considerar que os artigos completos devem ser elaborados em LaTeX, utilizando o template fornecido pelo comitê organizador (disponível aqui). O documento deve conter mínimo de 5 e máximo de 10 páginas, incluindo figuras, tabelas, equações e referências (as referências não contam para o limite de páginas).
A estrutura sugerida para o artigo é a seguinte: resumo, introdução, corpo do trabalho (com seções flexíveis, de acordo com a abordagem dos autores, como por exemplo: metodologia, fundamentação teórica, etc.), resultados e discussão, conclusões, agradecimentos e referências.
Áreas do Encontro e suas descrições:
Os trabalhos podem ser submetidos em algumas das seguintes áreas:
- Matemática Aplicada: inclui trabalhos relacionados a aplicações em métodos numéricos, especificamente voltados à solução de problemas modelados por equações diferenciais ordinárias ou parciais que exijam o uso de métodos numéricos para sua resolução. Engloba, por exemplo, estudos em dinâmica dos fluidos, meios porosos, fluidos não newtonianos, escoamento sanguíneo, mecânica dos materiais, bem como pesquisas voltadas ao desenvolvimento e proposição de novos métodos para a solução de equações diferenciais.
- Modelagem de Sistemas Biológicos e Bioinformática: abrange o estudo de problemas biológicos aplicados à saúde humana, meio ambiente, biodiversidade e biotecnologia. Os trabalhos envolvem o desenvolvimento e a aplicação de métodos computacionais, estatísticos e matemáticos para a compreensão de sistemas biológicos, incluindo seu funcionamento, estruturas moleculares, complexidade, interações e relações evolutivas.
- Inteligência Computacional e Ciência de Dados: reúne métodos, técnicas e ferramentas para a análise, modelagem e interpretação de dados complexos, explorando abordagens inspiradas na natureza, aprendizado de máquina, redes neurais, algoritmos evolutivos e sistemas fuzzy.
- Computação de Alto Desempenho: esta área abrange trabalhos que envolvem o desenvolvimento e a aplicação de arquiteturas, algoritmos e técnicas computacionais capazes de processar grandes volumes de dados e executar simulações complexas em alta velocidade. Integra recursos como computação paralela, distribuída e heterogênea, aproveitando clusters, supercomputadores e aceleradores (GPUs, FPGAs) para resolver problemas que demandam elevada capacidade de processamento.
- Modelagem e Simulação Computacional: contempla trabalhos que, embora não se enquadrem diretamente nas áreas anteriormente mencionadas, interligam diversas temáticas relacionadas à modelagem, computação e matemática. Inclui, por exemplo, problemas de equilíbrio e otimização (otimização de sistemas complexos multifásicos, problemas inversos), filtragem e sistemas dinâmicos (controle e filtragem de sinais em sistemas dinâmicos, processamento de sinais discretos, métodos estocásticos em finanças, sistemas distribuídos), computação quântica, visualização científica, desenvolvimento de algoritmos e sistemas computacionais robustos e eficientes, realidade virtual, entre outros campos afins.
Comitê de avaliação
Os trabalhos, em todos os seus formatos (texto escrito e apresentações), serão avaliados por doutores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de matemática, ciência da computação e modelagem.
Regras Gerais (aplicáveis a resumos e artigos completos)
- Após a preparação do documento utilizando um dos modelos fornecidos pelo comitê organizador, o autor deverá gerar o arquivo PDF, bem como o arquivo .zip contendo o projeto em LateX para o envio. No momento da submissão, o arquivo PDF deve ser nomeado da seguinte forma: Sobrenome_Nome_Categoria.pdf (exemplos: Silva_João_Resumo.pdf, Oliveira_Daniel_Artigo.pdf). O arquivo .zip deve ser nomeado da seguinte forma: Sobrenome_Nome_Categoria.zip. (exemplos: Silva_João_Resumo.zip, Oliveira_Daniel_Artigo.zip).
- Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês. As apresentações orais ou em pôster, tanto para resumos quanto para artigos completos, também podem ser realizadas em português ou inglês.
- Para dúvidas ou problemas relacionados à submissão, entre em contato pelo e-mail eamc@lncc.br ou consulte as demais seções do site.